Como fazer as malas da melhor maneira!

A mais planejada das viagens pode ser atrapalhada por imprevistos. Ter sua mala e vida bem organizadas vai te deixar um bom espaço mental para focar no que realmente te importa, bem como para encontrar soluções criativas para eventuais percalços.

Por outro lado, uma viagem mal planejada, pode se tornar um pesadelo, trazendo gastos adicionais e bastante estresse.

Encarando fatos – Nem sempre é fácil fazer malas

Mesmo sabendo quantos dias vai passar fora de casa, é fácil ficar indeciso sobre quantidades e tipos de roupas a levar.

Além disso, cobrar taxas por bagagens excessivamente grandes ou pesadas é uma prática comum entre linhas aéreas.

Garanto que não será nada agradável ter o frasco do seu perfume favorito, junto com o vinho que ganhou daquele parceiro de negócios e o belo pote de goiabada que você ganhou da crush serem confiscados e descartados e ainda descobrir bem no balcão da cia aérea que terá que desembolsar mais para embarcar. A solução é simplificar, levar tudo o que precisa em uma mala de tamanho pequeno ou médio, sem exagerar na quantidade de quinquilharias e ainda assim ter o necessário à mão e um excedente, para lidar com algo como um café derrubado na sua camisa da sorte.

Escolhas conscientes:

Já veio à sua cabeça que os diferentes tipos de roupas a levar em uma determinada viagem podem ser tão importantes quanto a quantidade de dias a passar fora? Pois é!

Tanto em viagens a lazer quanto a trabalho, certifique-se que, além de ter meias e roupas íntimas para todos os dias (mais adicional para emergências), você consiga alternar entre três diferentes trajes. Uma festa de casamento ou reunião de negócios requer sua melhor camisa de botões, seu melhor salto-alto e uma aparência impecável tanto para mulheres quanto para a rapaziada. Escolher itens ao mesmo tempo confortáveis e apropriados é uma excelente maneira de começar suas malas.

Seja estratégico(a)

Aqui a regra é básica: 1 peça = 2 combinações diferentes.

Seu tênis casual pode ser uma excelente opção tanto para reuniões quanto para encontros informais, assim como seu relógio clássico ou par favorito de brincos devem ter prioridade sobre uma coleção de pulseiras multicoloridas, pois são adaptáveis a um maior número de trajes e situações.

Caso você seja do tipo que mantém uma rotina de exercícios durante as viagens, coloque suas roupas esportivas na mala sem crise, mas sem levar mais do que 3 pares de calçados (dia, noite, esporte). 

Faz calor ou frio no local que você vai visitar? Tenha em mente que seu belo casaco de inverno, um guarda-chuva e um par de botas aveludadas podem até dobrar o tamanho da sua bagagem. Por outro lado, é possível construir diversos “looks” com apenas um casaco e um par de botas, para tomar a melhor decisão, eis a próxima dica:

Já checou a previsão do tempo? 

A cidade de São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, tem “um sol por pessoa” em boa parte do ano, com dias quentes e de céu absolutamente azul. Um morador local facilmente te diria para não se preocupar com roupas de frio, todavia, entre o fim de maio e o início de julho, é possível enfrentar manhãs frescas ou até mesmo geladas na bela cidade, tradicionalmente conhecida pelo “eterno verão”, compartilhado com lugares como Goiânia e o norte paranaense. 

“Pô, véy, me falaram que só fazia calor aqui!”

Já na capital estadual mais fria do Brasil, Curitiba – Paraná, mesmo os quentes verões vivenciados pelos curitibanos nos últimos anos podem te surpreender com manhãs nubladas e bem frescas, que te farão puxar as cobertas do chão. O clima da capital paranaense é majoritariamente subtropical e instável, dando muitas vezes a impressão de que você vive mais de uma estação do ano em um dia.

Locais com condições climáticas extremas ou majoritariamente estáveis facilitam a preparação das malas, enquanto os climas mais amenos ou variáveis requerem roupas mais versáteis e em maior quantidade. 

 

Xampus, sabonetes e cia…

Caso você se hospede em um hotel, é provável que amenidades de higiene pessoal, como toalhas de banho, sabonetes e xampus estejam inclusos na diária, e sejam substituídos sem precisar pedir. 

Caso seja necessário levar seus próprios itens de higiene, estabeleça prioridades claras: 

Você usa todos os cremes que estão na bancada do seu banheiro?  A duração da viagem requer que você leve o seu barbeador, ou é perfeitamente possível fazer/aparar a barba antes de ir e pensar nisso novamente apenas quando voltar? 

Vale lembrar que quaisquer tipos de lâminas, bem como ferramentas, cortadores de unha, canivetes e tesouras são proibidos em bagagens de mão.

A necessaire otimizada deve cobrir o básico: Sabonete, xampu, condicionador, escova de dentes e pasta. Opte por mini tubos de pasta de dente e pequenos frascos para levar xampus e outros líquidos, pois além dos frascos habituais para tais itens já terem um certo tamanho e peso, a quantidade embarcada de líquidos permitida é limitada.

Dica de ouro: Faça listas!

Mesmo tendo bons critérios, ainda assim corre-se o risco de esquecer algo muito importante!

Após fazer algumas viagens nas quais precisei mendigar carregadores de celular ou comprar meias novas enquanto as calças sobraram, aderi finlmente ao costume da esposa e de alguns amigos: Fazer lista para mala e necessaire! Confira abaixo um rascunho do planejamento para a mala de uma viagem de 46 dias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *